Projecto Formula Student – Uma mais-valia no ensino da Engenharia



A Formula Student é um projecto para estudantes que proporciona um exercício, em contexto real, de criação de uma empresa fictícia na qual os alunos têm de desenvolver o protótipo de um carro de corridas em termos de design e fabrico, acompanhado dos procedimentos inerentes à criação de uma empresa real de fabrico de veículos automóveis, envolvendo diversos conhecimentos técnicos, de gestão financeira e de marketing.

Este projecto tem permitido aos alunos o desenvolvimento de competências ao nível do trabalho em equipa com rigorosos prazos a cumprir, exigindo uma motivação, empenho e dedicação que conduz ao seu enriquecimento técnico e profissional durante o seu percurso académico. A Formula Student teve origem em 1981, nos Estados Unidos da América, e no ano de 1998 decorreu, na Inglaterra, a primeira competição intercontinental entre dois veículos dos EUA e outros dois provenientes da Grã-Bertanha. O sucesso desta iniciativa veio demonstrar que este tipo de eventos proporciona o aparecimento de novas ideias no sector automóvel, fruto da natural imaginação de jovens estudantes de engenharia.

A Formula STUDENT é organizada pelo Institution of Mechanical Engineers (IMechE), em parceria com a Society of Automotive Engineers (SAE), tendo como júris especialistas da competição automóvel, realizando-se anualmente no término de cada ano lectivo, ou seja, no início do mês de Julho.

O objectivo da construção do protótipo não é o de desenvolver o veículo mais veloz, mas sim o de obter uma boa relação entre a velocidade, a segurança, o custo e a qualidade de construção. Os veículos são submetidos a diversos testes estáticos e dinâmicos, tais como: design desenvolvido, custo global do projecto, apresentação do projecto, desempenho dinâmico, estabilidade do veículo, nível de ruído emitido, consumo de combustível, segurança e facilidade de manutenção. Para além destes factores, é ainda avaliada a viabilidade da sua comercialização através de outros factores tais como a estética e o conforto.

A empresa fictícia criada tem como objectivo a produção anual de 1000 veículos, com um custo unitário de produção inferior a 25000 dólares.

A Formula Student encontra-se dividida nas seguintes classes:

• Classe 3 e 3(A) (Non-running class) – Veículos em fase de "projecto virtual". A classe A destina-se a veículos cuja propulsão é feita através de energias alternativas limpas.

• Classe 2 e 2(A) (Non-running class) – Veículos que não estejam completamente construídos sendo, no entanto, exigido que, pelo menos, o chassis esteja concluído.

• Classe 1 e 1(A) - Veículos completamente construídos.

No Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) este projecto teve início no ano lectivo de 2006/2007, sendo a equipa inicial composta por 7 alunos do curso de Engenharia Electromecânica. O ISEC participa desde esse ano lectivo na competição, o que tem permitido desenvolver diversas valências na formação dos alunos que têm feito parte das sucessivas equipas. Este ano lectivo irá participar com uma equipa composta por 16 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica, Electromecânica, Electrotecnia e Informática. 

Apoios Institucionais